Limpeza de fossa do condomínio: quem deve pagar?

A limpeza de fossa é um procedimento que deve ser realizado em todos os locais em que haja descarte de dejetos: casas, empresas, condomínios, estabelecimentos comerciais, entre outros.  Ela deve ser feita de maneira periódica, eficiente e segura. 

Quando o assunto é limpeza de fossa em condomínios, é normal que surja a dúvida: quem deve pagar? É isso o que buscamos esclarecer ao longo deste post.

O que é a fossa e para que limpá-la?

A fossa séptica é um tanque que fica abaixo do solo, e recebe os dejetos que vem da descarga, e os restos de comida e gordura provenientes das pias. Se não existisse a fossa, todos esses resíduos seriam despejados diretamente na natureza, o que não só prejudicaria o meio ambiente, mas também iria contaminar a água que bebemos e proliferar bactérias nocivas à nossa saúde.

De tempos em tempos essa fossa precisa ser higienizada para evitar diversos problemas. Os incômodos mais comuns provenientes de uma fossa entupida são:

  • Cheiro ruim
  • Pragas e doenças
  • Surgimento de insetos, ratos e outros animais 
  • Ralos transbordando
  • Descarga “devolvendo” os dejetos

 Limpeza de fossa em condomínios: quem deve pagar?

Agora que você já sabe o que é a fossa séptica e por que ela deve ser corretamente higienizada, vamos responder a pergunta que dá nome ao texto: quem deve pagar pela limpeza de fossa em condomínios?

De acordo com a Lei do Inquilinato, o inquilino deve arcar com as chamadas “despesas ordinárias”, ou seja, as que que envolvem limpeza e conservação das áreas comuns do condomínio, e que não envolvem uma natureza extraordinária (uma obra de emergência, por exemplo) ou valorização do imóvel. Portanto, a divisão do valor da limpeza da fossa entre os moradores do condomínio é prevista.

Mas, vale ressaltar que o combinado pode variar de acordo com cada local. Em alguns casos, o síndico arca com a limpeza utilizando o caixa proveniente dos pagamentos das taxas condominiais. Isso irá depender do que ficou acordado nas assembleias e regras do condomínio. 

Quais cuidados devem ser tomados com a limpeza e manutenção da fossa séptica?

Embora seja essencial que a limpeza da fossa seja feita ao menos duas vezes por ano, existem cuidados que devem ser tomados para evitar problemas entre os intervalos das limpezas, como:

  • Evitar jogar resíduos impróprios para a fossa, como absorventes, papel higiênico, cotonetes, fio dental, restos de alimentos ou outros materiais que podem se acumular nas tubulações.
  • Manter a área da fossa desobstruída, evitando que algo pesado fique por cima da tampa, provocando a ruptura.

Por que contratar uma empresa especializada para a limpeza de fossa?

Para garantir uma limpeza correta da fossa, é essencial contratar uma empresa certificada, que irá garantir que todo o procedimento seja feito de forma segura para os moradores.

Além disso, uma empresa séria e responsável faz o correto descarte dos resíduos, evitando a poluição do meio ambiente. 

A Limpadora Paraibana possui todas as certificações necessárias para realizar esse procedimento com eficácia, e atua há mais de 20 anos no mercado, levando segurança e higiene para toda a Paraíba. 

Deseja solicitar um orçamento para a próxima limpeza de fossa do seu condomínio? Clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima