Cano entupido é uma dor de cabeça, certo? Por isso existem várias dicas de como conseguir desentupir o encanamento você mesmo com produtos e materiais.
Mas, a verdade é que essas medidas são apenas “paliativas”, ou seja, resolvem o problema apenas temporariamente, além de poder piorar a situação e trazer riscos à saúde.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos apresentar os riscos do desentupimento caseiro de encanamentos.
Vamos lá?
Desentupimento caseiro de encanamentos? Veja os riscos!
O desentupimento caseiro é capaz de causar mais problemas de encanamento do que de fato solucioná-los. Isso ocorre, pois, essas medidas são apenas temporárias que podem apenas amenizar a situação até que ela piore de vez.
São vários os tipos de medidas caseiras para desentupir um cano, desde produtos até mesmo materiais que, praticamente todas as vezes, resultam em maiores entupimentos, levando a quebra de pisos, paredes e azulejos.
Sendo assim, separamos uma lista que mostra os riscos do desentupimento caseiro. Boa leitura!
- Produtos químicos e corrosivos
- Água quente
- Mangueira
- Arame e materiais cortantes
- Uso de luvas e contato direto com o esgoto
Produtos químicos e corrosivos
Quando o assunto é encanamento caseiro entupido, os produtos químicos e corrosivos ganham destaque, seja líquido ou sólido, é possível encontrar esses produtos facilmente no mercado ou em lojas de materiais de construção.
A maioria deles é feito à base de hidróxido de potássio, hipoclorito de sódio e hidróxido de sódio, sendo esse último mais conhecido como “Diabo verde”.
Apesar de ser muito popular e possuir um tempo rápido de ação, o hidróxido de sódio é capaz de corroer toda a sujeira que causa o entupimento.
Mas, é aí que está o problema, por ser um produto altamente corrosivo ele é capaz de causar graves acidentes, internações e dependendo da forma que for manipulado, levar a óbito.
Esses acidentes ocorrem já que é necessário usar todo um equipamento de proteção na hora de manuseá-lo e, mesmo assim, é possível que as seguintes situações ocorram:
- Queimaduras de terceiro e segundo grau caso o produto entre em contato com a pele;
- Cegueira caso o produto entre em contato com os olhos;
- Náuseas e tonturas devido ao seu cheiro forte e alto poder de inalação;
- Problemas permanentes no estômago caso o produto seja ingerido, além do risco de óbito;
- Altamente letal para animais e crianças;
Além dos riscos citados acima, o hidróxido de sódio é uma solução temporária na hora de desentupir o encanamento, podendo até piorar a situação de entupimento, principalmente se tiver contato com óleo de cozinha.
Isso ocorre devido ao fato de que o produto não vai embora de vez pelo ralo com a água, uma parte dele permanece nos canos e, ao entrar em contato com o óleo ou outro produto, é capaz de criar um tipo de massa sólida.
Vale a pena ressaltar que todos esses riscos e consequências não são apenas para o “Diabo verde”, mas sim para qualquer produto químico e corrosivo.
Água quente
Manusear água quente é um risco por si só, certo? Quando usado para desentupir o encanamento é maior ainda, pois a água quente em contato com outros produtos que podem estar no cano é prejudicial à saúde.
Além do risco de queimadura e inalação do contato com outros produtos, a água quente não desentope de fato o seu cano, apenas ajuda um pouco na passagem temporária da água.
Mangueira
É muito comum o uso de mangueira quando se trata de desentupimento caseiro, mas a verdade é que ela pode facilmente piorar a situação.
A pressão da água de uma mangueira caseira não é capaz de empurrar a sujeira longe o suficiente para sair do sistema de encanamento, dessa maneira, a situação de entupimento fica pior.
Pois, a sujeira pode parar em um lugar de difícil acesso, resultando em uma medida mais difícil para desentupir o encanamento, gerando um prejuízo maior.
Arames e materiais cortantes
Como o próprio nome diz, arames e materiais cortantes são capazes de cortar e causar acidentes.
Com esse tipo de material, os únicos resultados possíveis são: se cortar, quebrar o material e ficar preso no encanamento, mexer em algo que não deveria sair do lugar, dentre outros.
No fim, você não conseguirá desentupir o encanamento de forma efetiva além de piorar a situação e correr riscos.
Uso de luvas e contato direto com o esgoto
Para manusear tudo que citamos acima, ou qualquer coisa que possa ser usado para desentupimento caseiro, é necessário o uso de luvas para proteção.
Porém, a verdade é que o uso de luvas para quem não tem o devido preparo não fará muita diferença, já que o risco do contato direto com o esgoto é muito alto.
O contato nem sempre é só através das mãos, pois o esgoto tem um alto índice de contágio e doenças, sendo facilmente contaminado através de respingos nos olhos, por exemplo.
No artigo de hoje, pudemos ver como o desentupimento caseiro é capaz de trazer vários riscos à saúde, além de ser uma medida temporária e que pode piorar a situação.
Essas medidas são capazes de trazer mais prejuízo ao seu bolso, por isso, é importante que profissionais adequados façam a manutenção e o serviço de desentupimento.
Gostou do artigo de hoje? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, vamos adorar ajudar. Até a próxima.