Sistema pioneiro previne que resíduos sólidos cheguem nas galerias de esgoto.
Um dos principais motivos de alagamentos são galerias de esgoto lotadas de resíduos sólidos. Essa obstrução diminui a capacidade de armazenamento das tubulações, além de resultarem em grandes danos. Pensando em sanar este problema, a Prefeitura Municipal de Cabedelo desenvolveu bueiros inteligentes.
Usando o mesmo princípio dos ralos de pia, os bueiros são capazes de conter resíduos sólidos. Dessa forma, se impede a entrada de resíduos nos encanamentos e o consequente entupimentos das redes de esgotos. Eles são produzidos pela Prefeitura, na Defesa Civil, usando mão de obra local.
Os primeiros bueiros foram instalados nas ruas que fazem o entorno do KM 0, no centro. A previsão é expandir a iniciativa por toda a cidade. Ao todo, a Defesa Civil pretende implantar, nesta primeira etapa, 100 bueiros inteligentes.
“Enquanto o metro quadrado de um bueiro desse custa, em média, R$ 400 no mercado, Cabedelo está produzindo por menos de R$ 90. Nossa equipe já está pronta para atuar de forma periódica, fazendo a manutenção e limpeza desses bueiros que, além de tudo, vão trazer uma boa economia para os cofres públicos, pois a desobstrução de galerias tem um custo altíssimo, e isso vai mudar a partir de agora”, destaca o secretário da Defesa Civil, Fernando Macedo.
Vale lembrar que custa menos ainda jogar o lixo na lixeira. Assim, você não cria resíduos sólidos para demandar um bueiro inteligente e continua prevenindo os alagamentos.