Temos acompanhado, por todo o país, os estragos que o grande volume de chuvas podem causar nas cidades, especialmente as que não contam como uma boa infraestrutura para suportar tais eventos climáticos. A obstrução de esgoto é um dos fatores agravantes para
que ocorram alagamentos. Felizmente, com os cuidados certos, isso pode ser prevenido. Nesse post vamos explicar qual a relação entre a época de chuvas e a desobstrução de esgoto, além das melhores práticas para manter o esgoto desobstruído.
Época de chuvas: cuidados necessários com os esgotos
O período de chuvas requer cuidados extras para que alagamentos sejam evitados. Nesse período, o sistema de esgoto sofre maior pressão, e bloqueios já existentes podem ser intensificados, bem como podem surgir novos. Afinal de contas, o volume de água pode ser maior do que podem suportar os canos, e a chuva pode arrastar folhas, lixo e demais detritos para dentro do sistema de esgoto, bloqueando o escoamento da água.
Além disso, a força da água pode causar erosão do solo, rachaduras e danos aos canos, colapsando completamente todo o sistema. Devido a todos esses fatores, a manutenção preventiva é essencial. Realizar a limpeza e a inspeção periódica dos bueiros garante tempo hábil para corrigir possíveis problemas antes da ocorrência de maiores transtornos.
As causas mais frequentes de obstrução de esgoto
Podemos dizer que as causa mais frequentes são:
● Acúmulo de resíduos, lixo e gordura
● Raízes que crescem em direção aos canos
● Acúmulo de sedimentos e minerais
As medidas preventivas incluem a educação da população, para que se evite despejar resíduos nas ruas e nos sistemas de esgoto e a manutenção periódica.
Como é feita a desobstrução de esgoto
Seja de forma preventiva ou emergencial, existem várias maneiras de desobstruir os esgotos. No período de chuva, utilizamos muito o hidrojateamento. Ele desobstrui tubulações de esgoto de grande capacidade, como os esgotos de rua. Trata-se de uma mangueira com jato de água de alta pressão, que elimina os resíduos acumulados.
Há também o método de desobstrução por sucção a vácuo, que é direcionado para sistemas de baixa e média complexidade, como esgotos prediais, residenciais ou comerciais.
Para fins de baixa complexidade e domésticos, como pias, ralos e vasos sanitários, é utilizado um sistema de molas, que resolvem pequenos entupimentos.
Como escolher uma boa empresa de desobstrução de esgoto
Para ter certeza que você está contratando uma empresa especializada, séria e segura, analise alguns pontos:
● Anos de experiência no mercado
● Reputação entre os clientes
● Licenças e certificados
● Garantia do serviço
● Profissionalismo
● Responsabilidade ambiental
A Limpadora Paraibana tem 30 anos de experiência
Nós, da Limpadora Paraibana, estamos há mais de 20 anos no mercado, e oferecemos uma variedade de serviços, com tecnologia, eficiência e segurança. Possuímos todos os certificados e licenças requeridos para nossas atividades, e fazemos o descarte dos
resíduos de maneira responsável, de acordo com as normas sanitárias. Para saber mais sobre a desobstrução de esgoto e demais serviços, clique aqui e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.