Ao longo dos últimos anos, mais precisamente nas últimas três décadas, milhões de brasileiros que vivem em diferentes estados vêm sendo obrigados a lidar com as consequências dos baixos níveis de água.
Dados revelam que, apenas neste período, o Brasil já perdeu cerca de quinze por cento da sua superfície hidrográfica, o que indica que os recorrentes períodos de seca não são fenômenos localizados.
Tendo em vista que o nosso país é completamente dependente da água, seja na agricultura ou na geração de energia elétrica, é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância desse precioso líquido que sai das nossas torneiras.
E, para te ajudar a entender mais sobre esse tema, criamos este artigo que fala sobre todo o processo que a água leva, para chegar até às torneiras.
Boa leitura!
O ciclo das águas até a captação
Vale a pena retornar ao início para compreender que o caminho da água na natureza é o principal ciclo responsável pela manutenção da vida na Terra…
Os processos da água, para chegar às torneiras, começam nas chuvas que caem sobre as florestas e solos.
A partir de então, a água percorre um ciclo de absorção pelas plantas e, por meio de um longo processo de evaporação e transpiração, ela retorna ao seu estado gasoso para a atmosfera.
Depois que mais precipitações ocorrem, são formadas as nascentes, rios, lagos e lençóis freáticos. A partir deles, a água é captada e passa por estações de tratamento – ou ETAs – até chegar limpa às torneiras das nossas casas.
De grosso modo, esse longo percurso parece simples, mas, no fim das contas, a captação da água pode ser feita de duas maneiras: em solos profundos, por meio de tecnologias mais avançadas e caras, ou em rios, onde o custo é menor, mas as águas são mais poluídas em detrimento do contato com o despejo de esgotos e outros contaminantes, tornando os processos muito mais complexos.
Pensando nisso, há 30 anos, a Limpadora Paraibana vem assegurando a prestação de serviços especializados no setor de limpeza de fossas e desobstrução de esgotos, aluguel de banheiros químicos e transporte de água no mercado da Paraíba e nos estados vizinhos.
A importância do tratamento da água
Os cuidados que tornam a água captada de locais profundos ou rios em ideal para o nosso consumo, são tomados nas ETAs, envolvendo uma série de etapas físicas e químicas.
Durante os processos de tratamento da água bruta, são utilizados compostos químicos responsáveis pela remoção de poluentes e substâncias nocivas à saúde humana.
Depois disso, o próximo passo é a filtração, com a água passando por filtros de areia, carvão e pedaços de rochas, utilizados para remover impurezas.
A partir daí, ocorre a desinfecção, um processo pelo qual impede que a água leve doenças para as torneiras das nossas casas.
Uma informação interessante é que, ao final de todo esse processo de tratamento, acontece a fluoretação da água, isto é, a adição de flúor.
Essa tecnologia de saúde pública vem sendo empregada desde o ano de 1945, com o intuito de prevenir a cárie dentária na população, utilizando a água de abastecimento público como veículo de proteção.
Distribuição e descarte da água
Após a água passar por todos os processos dentro das ETAs, as redes de captação e distribuição serão as responsáveis pela sua chegada até às nossas torneiras.
Inicialmente, a água passa por enormes dutos e é armazenada em locais estratégicos das cidades.
Nesses reservatórios, são adicionadas quantidades maiores de cloro, tendo em vista que as tubulações percorridas até ali podem conter contaminantes.
Este cloro é utilizado em todo o processo de distribuição para que a água chegue à nossa casa da forma mais limpa possível. Alcançando o seu destino, ela ficará armazenada na caixa d’água individual das moradias.
Depois de ser utilizada pela população, a água segue para diferentes dutos, especificamente para as redes de esgoto, onde é levada para as estações de tratamento.
Em algumas cidades, o esgoto é tratado e lançado em cursos de água. Porém, na maior parte dos estados brasileiros, infelizmente, esse líquido sujo é despejado de forma indevida nos rios sem nenhum tipo de tratamento.
Vamos evitar o desperdício de água?
É essencial que todas as pessoas tenham em mente que a água é um recurso finito. Se desperdiçarmos o bem mais valioso que chega até às nossas residenciais, o futuro das próximas gerações estará comprometido.
A água que utilizamos para lavar o carro, esfregar roupas, tomar banho, limpar o quintal ou dar descarga, é de grande qualidade, além de ter um custo relativamente alto, aumentando a importância da sua reutilização e economia.
O simples hábito de manter a torneira aberta enquanto realiza a higienização bucal, por exemplo, contribui diretamente para a perda de todo o tratamento que a água recebeu, mandando-a de volta para as estações de esgoto.
É preciso ter consciência!
Você topa seguir o exemplo da Limpadora Baiana e firmar esse compromisso? Entre em contato conosco para conhecer todas as soluções que temos a oferece-lo!