Retorno de água do ralo, vazamentos em áreas comuns, água que escorre pelo canto de algum cômodo ou cheiro ruim que parece vir de outro apartamento?
Seja qual for a situação, problemas no encanamento causam situações irritantes e dores de cabeça para os inquilinos, o síndico, os responsáveis e o condomínio inteiro. Pensando nisso, separamos dicas para evitar esses problemas. Então, se você busca ajuda para o encanamento do condomínio, acompanhe esse texto até o final.
Cuidar do encanamento não é uma tarefa fácil, principalmente de um condomínio, onde todo um sistema está interligado. Por isso, pensando em evitar problemas, separamos uma lista de dicas para te ajudar, elas são:
- Padrão de cor no encanamento
- Embalagens, papéis e objetos no vaso sanitário e nos ralos
- Óleos de cozinha e gordura nos ralos e no vaso sanitário
- Atenção aos sinais de vazamentos e mau cheiro
- Ralos com demora para descer a água
- Manutenção preventiva
Padrão de cor no encanamento
A primeira dica é começar pelo padrão de cor no encanamento, ou seja, facilitação na hora de encontra-los no condomínio. De acordo com cada necessidade, geralmente as cores são padronizadas da seguinte forma:
- Verde: água limpa;
- Marrom: esgoto;
- Cinza: parte elétrica;
- Azul: água quente;
- Vermelho: hidrante;
- Amarelo: gás;
Embalagens, papéis e objetos no vaso sanitário e nos ralos
Descartar de forma incorreta materiais pelo encanamento é um dos principais motivos para o entupimento de canos no condomínio. A tubulação da maior parte dos condomínios não está preparada para receber o descarte de absorventes, papel higiênico e qualquer outro tipo de material pelo vaso sanitário. Por isso, é importante usar lixeiras no banheiro para descartar qualquer tipo de material, até mesmo papel. Nunca jogue nada no vaso sanitário!
Isso vale para os ralos também, sabemos que durante o dia a dia algumas embalagens e materiais podem ficar no meio do caminho e parar de forma acidental, ou não, nas redes de esgoto. No caso da pia da cozinha é preciso estar atento não só aos lacres de plásticos e outros materiais, mas aos restos de comida.
Óleos de cozinha e gordura nos ralos e no vaso sanitário
Quando lavamos alguma louça engordurada, essa gordura já é naturalmente lançada pela tubulação, mas é possível evitar que uma quantidade maior de gordura caia no encanamento. Para isso, não descarte óleo de cozinha e gordura no ralo da pia, ou até mesmo no caso do banheiro, pois assim que essa gordura esfria, placas grossas se formam nos canos, caixa de gordura e até na fossa, causando sérios problemas de entupimentos. A maneira ideal de descartar esses resíduos é guarda-los em uma garrafa pet e destina-los a coleta correta. É possível saber qual essa coleta ligando para a prefeitura, perguntando para uma empresa ou até mesmo pesquisando pela internet.
Atenção aos sinais de vazamentos e mau cheiro
Estar atento aos pequenos sinais de vazamento também é fundamental, como azulejos, parede ou pisos úmidos e com manchas localizadas. Essas manchas e umidades não são normais e podem demonstrar o início de um vazamento. Descobrir isso no começo também ajudará a evitar problemas maiores. Estar atento ao aumento repentino da conta de água também ajuda. Além disso, o mau cheiro vindo dos ralos também pode ser um sinal de problema!
Ralos com demora para descer a água
Um detalhe fácil de ser percebido no dia a dia e que pode evitar grandes problemas no encanamento do condomínio é o fluxo de água. Por exemplo, quando lavamos uma louça, as mãos na pia do banheiro, ou tomando banho, é possível observar se a água está demorando para fluir pelo ralo. Se isso acontecer, pode ser um sinal de que algum problema já está surgindo dentro do encanamento. Descobrir isso logo no começo e chamar um profissional evitará um problema muito maior.
Manutenção preventiva
As dicas fornecidas farão toda a diferença na hora de evitar problemas, por isso é importante conscientizar todos os morados do condomínio sobre elas. Mas, além dessas dicas, é necessário fazer uma manutenção preventiva e adequada em todo o sistema de encanamento, tanto o vertical, quanto o horizontal. Dessa maneira, qualquer problema que poderia surgir no futuro será identificado antes mesmo que ocorra de fato um grande vazamento ou entupimento no encanamento.
A manutenção preventiva é feita pela empresa contratada, onde todos os ralos são limpos de maneira eficaz. Essa limpeza pode ser indicada até duas vezes ao ano, dependendo da situação do encanamento. Além de evitar possíveis entupimentos e vazamentos, essa manutenção ajudará na economia do condomínio, já que o atendimento em uma emergência é muito mais caro do que de uma manutenção programada.
Cuidar do encanamento de um prédio não é nada fácil, mas com um bom trabalho de prevenção isso é possível, por isso, é importante sempre lembrar de todas as dicas fornecidas aqui hoje. Conscientize todos os moradores e esteja sempre em dia com a manutenção com uma equipe adequada!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, vamos adorar ajudar.
Até a próxima.