A fossa séptica é um tipo de sistema de esgoto. Elas são cavidades construídas em alvenaria responsáveis por armazenar e prender o esgoto para que seja destruído por bactérias. Quando devidamente construída e instalada, com a manutenção regular de limpeza, a fossa séptica impede o mau cheiro e proliferação de pragas, além de outros benefícios para a saúde.
Continue a leitura para entender mais sobre a importância da manutenção preventiva da limpeza de fossa.
Como é feita?
A limpeza de fossa séptica é feita principalmente para retirar grande parte do lodo que ocorre no fundo da fossa. Mas por se tratar de um sistema de esgoto, há muitos gases prejudiciais à saúde acumulados que deve-se tomar cuidado ao abrir a tampa. O conteúdo ali será retirado por uma mangueira de sucção própria para o serviço, e armazenado em um caminhão que fará o devido descarte em local apropriado.
É um serviço feito com ferramentas adequadas e por pessoas treinadas para tal. Esses cuidados são primordiais para manutenção da saúde humana e meio ambiente.
Manutenção preventiva da limpeza de fossa
A manutenção periódica desse sistema impede a contaminação do solo e recursos hídricos, evita a propagação de possíveis doenças e previne problemas graves de tubulação. Sendo assim, a limpeza de fossa também previne contra altos gastos por problemas ocasionados na estrutura devido à falta de manutenção, por exemplo.
A periodicidade dessa limpeza vai depender do volume de dejetos, assim como do tempo utilizado. O recomendado é que a limpeza seja feita em no máximo 1 vez por ano.
Por isso, a limpeza de fossa deve estar presente na lista de manutenções regulares e preventivas de residências, condomínios e principalmente indústrias! Priorizando sempre por contratar uma empresa especializada e certificada no serviço de limpeza de fossas sépticas, como a Limpadora Paraibana.
Quer solicitar um orçamento da Limpadora Paraibana? Clique aqui para entrar em contato e receber mais informações!