Que a água é fundamental para a vida todos sabemos. Ela está na nossa alimentação, higiene, produção industrial e tudo mais. A água nos cerca o tempo todo! Mas é um bem natural que precisa de atenção e que ainda não está ao alcance de todos.
As Nações Unidas no Brasil inclusive já apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o 6º relacionado a água potável e saneamento. Dentre os planos ODS 6, é que haja saneamento e higiene adequados e equitativos para todos até 2030, bem como acesso universal à água potável e segura.
Porém, para garantirmos que seja potável, há cuidados com a água que são essenciais em nosso dia a dia. Por isso, reunimos aqui 5 dicas para você ficar atento ao tratamento da água. Acompanhe aqui!
Limpeza da caixa d’água
As caixas d’água devem ser higienizadas e desinfetadas a cada 6 meses, no mínimo, seja em residências ou condomínios. A limpeza poderá garantir um espaço adequado e livre de bactérias, permitindo água potável para um uso saudável a todos!
Também deve-se lembrar que toda caixa d’água deve estar devidamente fechada para evitar atrair insetos e outros animais que podem transmitir doenças.
Preservar rios e mananciais
Eles são as principais fontes de retirada de água para consumo. Por isso a qualidade da água de rios e mananciais são de forte impacto na saúde da população!
Em alguns casos de descarte irregular em rios, ainda há formas de tratamentos. Tudo isso feito com uma empresa certificada e capacitada. Como no caso do Rio Gramame, na Paraíba, onde houve um acidente ambiental. Para a limpeza do rio, a Limpadora Paraibana foi contratada para recuperar as águas do Gramame.
Mesmo assim, o mais primeiro passo é preservar os rios sempre limpos e saudáveis! Pois todo tratamento fluvial demanda tempo.
Garantir rede de esgoto
Possuir uma rede de tratamento de esgoto é também outro meio de preservar as fontes de água naturais. Desta forma, é crucial o saneamento básico, certificar a desobstrução de esgotos, como também a limpeza de fossas. Para que não prejudiquem rios e nem mesmo o solo (que podem chegar a contaminar águas subterrâneas).
Filtrar água para consumo
Toda água precisa ser tratada para que possa ser utilizada. Isso desde seu uso em indústrias até nos lares. Assim ela poderá ser usada para higiene e produção. Mas para consumo, é necessário que a água também seja filtrada!
Então, ao possuir um sistema de filtração de água para beber, não se pode esquecer de trocar a vela do filtro de acordo com as instruções do produto.
Atenção a vazamentos!
Em um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, o Brasil chegou a desperdiçar quase 40% de água potável tratada em 2018! Sendo um dos motivos para tal desperdício, vazamentos! Não somente em casas, mas em toda a rede de água do país. O que é um problema econômico, ambiental e social. Por isso é tão importante ficar de olho nas tubulações e válvulas, fazendo manutenção frequente.
A água garante o equilíbrio do nosso organismo e de todos os seres vivos. Você não deve esperar sentir sede para beber água; é preciso manter o corpo sempre hidratado. Assim como não deve esperar a água estar em estado de alerta para tratá-la. Tome os devidos cuidados com a água sempre! Assim poderá garantir que haja água potável para você e outras gerações.
Quer saber onde encontrar serviço de transporte de água potável? Conheça a Limpadora Paraibana e solicite um orçamento hoje mesmo!