Ter uma vida saudável depende de muitos fatores. Alimentação equilibrada, exercícios físicos, consultas e exames médicos em dia. Mas não é somente cuidando da própria saúde que vive o homem. É preciso cuidar também do meio em que se vive!
Através de redes de esgoto, coleta de lixo, reciclagem, tratamento e distribuição de águas são maneiras de manter o ambiente saudável. É por isso que o saneamento básico está intimamente ligado ao meio ambiente. Ambos estão relacionados com o bem-estar e a saúde da população.
Continue a leitura para saber mais sobre a importância do saneamento básico para o meio ambiente e quais atitudes tomar para ajudar a preservar tudo isso!
O meio ambiente mais seguro
O saneamento básico é um conjunto de medidas com o intuito de preservar o meio ambiente e a saúde de pessoas, fauna e flora.
Desta forma, é através do saneamento que pode-se diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, como o gás carbônico. São gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e aquecem cada vez mais o planeta. Enquanto a minimização desses gases é crucial para o meio ambiente e para nós, seres humanos.
Conviver em harmonia com a natureza é uma ação necessária a curto, médio e longo prazo!
Saneamento básico e a saúde da população
Não é novidade para ninguém que em ambientes insalubres pessoas estão mais propensas à doenças. A poluição aumenta a propagação de micro-organismos e sendo responsáveis por doenças como dengue, Zika, leptospirose, cólera e tantas outras.
De acordo com a Trata Brasil, em 2018 foram registrados 230 mil casos de internações por doenças relacionadas a causas hídricas. Tudo isso poderia (e pode) ser evitado através do saneamento básico bem planejado. Uma rede de tratamento de esgoto é um dos meios para minimizar tudo isso.
O saneamento básico permite melhorar a saúde da população de tal forma que as pessoas estarão mais aptas para trabalhar, estudar e viver.
Pontos positivos para a economia
A partir de um bom sistema de saneamento básico, a economia tende a ganhar muito! Se for considerado os gastos com internações por doenças devido à insalubridade do ambiente (R$ 90 milhões em 2018 no SUS), os cuidados de saneamento podem minimizar tais gastos.
Pois fica mais fácil de manter apenas a manutenção regular locais. O que melhora a qualidade de vida dos moradores, fazendo com que a região tenha uma maior procura para moradia e trabalho.
Ou seja, tudo isso resulta na valorização imobiliária! Afinal, quem não quer trabalhar e morar em um espaço limpo e bem preservado, não é mesmo?!
Como cuidar e preservar o meio ambiente
Para preservar o meio ambiente, algumas atitudes devem ser tomadas. Por exemplo, descartar o lixo em local correto. E, se possível, fazer a coleta seletiva. Desta forma é possível manter a cidade limpa, evitando futuros problemas (como obstrução de bueiros e possíveis enchentes).
Porém, se for o caso de precisar desobstruir bueiros, o mais indicado é contratar uma empresa especializada e certificada que garanta a limpeza e descarte adequado.
Também ficar de olho em vazamentos para evitar-se os desperdício de água. Cuida da sua residência, da sua empresa e da sua rua. São pequenas atitudes que podem fazer a diferença para o meio ambiente.
Quer receber mais dicas sobre saneamento básico e outros temas? Siga a Limpadora Paraibana no Facebook, Instagram e YouTube e fique por dentro dos nossos conteúdos!