Tecnologia e inovação: bueiros inteligentes são instalados em Cabedelo

Sistema pioneiro previne que resíduos sólidos cheguem nas galerias de esgoto.

Um dos principais motivos de alagamentos são galerias de esgoto lotadas de resíduos sólidos. Essa obstrução diminui a capacidade de armazenamento das tubulações, além de resultarem em grandes danos. Pensando em sanar este problema, a Prefeitura Municipal de Cabedelo desenvolveu bueiros inteligentes.

Usando o mesmo princípio dos ralos de pia, os bueiros são capazes de conter resíduos sólidos. Dessa forma, se impede a entrada de resíduos nos encanamentos e o consequente entupimentos das redes de esgotos. Eles são produzidos pela Prefeitura, na Defesa Civil, usando mão de obra local.

Os primeiros bueiros foram instalados nas ruas que fazem o entorno do KM 0, no centro. A previsão é expandir a iniciativa por toda a cidade. Ao todo, a Defesa Civil pretende implantar, nesta primeira etapa, 100 bueiros inteligentes.

“Enquanto o metro quadrado de um bueiro desse custa, em média, R$ 400 no mercado, Cabedelo está produzindo por menos de R$ 90. Nossa equipe já está pronta para atuar de forma periódica, fazendo a manutenção e limpeza desses bueiros que, além de tudo, vão trazer uma boa economia para os cofres públicos, pois a desobstrução de galerias tem um custo altíssimo, e isso vai mudar a partir de agora”, destaca o secretário da Defesa Civil, Fernando Macedo.

Vale lembrar que custa menos ainda jogar o lixo na lixeira. Assim, você não cria resíduos sólidos para demandar um bueiro inteligente e continua prevenindo os alagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima